menu

Guia de Integração de Novos Colaboradores na Hotelaria, atualizado em setembro 2022

O seu hotel possui um setor de Recursos Humanos? Se sim, esse setor realiza adequadamente a integração de novos colaboradores?

Se ainda não, então precisa entender qual a importância de realizar essa prática e descobrir através de um passo-a-passo para implementar esse procedimento no seu hotel.

O que é integração de novos funcionários?

Se você não conhece como funciona a integração de novos colaboradores, então não precisa preocupar, iremos explicar e entregar um guia completo de como fazer esse procedimento em seu hotel e reter talentos na sua equipe.

É fundamental ter um programa de retenção de novos colaboradores em seu hotel

Para começar a realização da integração de novos colaboradores no seu hotel, primeiro você precisa descobrir a importância dessa prática, que infelizmente, poucos hotéis possuem.

  1. Facilitar a compreensão dos processos entre os setores do seu hotel e explicar detalhadamente cada etapa;
  2. Gerar engajamento com os demais colaboradores, de modo que o novo colaborador se senta parte da equipe em poucos dias;
  3. Reduzir o Turnover: uma pesquisa realizada por consultorias de carreira dos EUA, publicada na Forbes, mostrou que 93% dos colaboradores afirmaram que um bom onboarding possui peso fundamental na decisão em permanecer na organização;
  4. Se o processo de integração conseguir deixar o novo colaborador confortável com seus colegas de trabalho, a tensão de começar em um novo lugar diminui;
  5. A integração dos novos colaboradores consegue passar as informações necessárias de forma clara e, consequentemente, o aprendizado e produtividade são maiores.

Reduza os custos de contratações através de uma boa integração

Sabemos os custos realizados para a contratação de um novo colaborador, agora imagine, se esse novo colaborador se desliga do hotel pouco tempo após a sua contratação, os custos serão ainda maiores.

Além do aumento dos custos relacionados a dinheiro, os colaboradores mais experientes perdem tempo com o desligamento repentino do novo colega, pois, terá que treinar um novo parceiro de trabalho.

Chega de teoria, vamos colocar em prática?

Após entender a importância da integração de novos funcionários, agora é hora de começar a praticar esse procedimento fundamental para o recém-contratado e para a empresa.

Normalmente, a primeira integração é realizada com um profissional de RH que irá passar as informações sobre a empresa, processos financeiros (pagamentos), benefícios corporativos, valores da empresa, entre outros detalhes.

O ideal é fazer essa integração individualmente para poder focar 100% no novo colaborador, mas algumas empresas também realizam integrações em grupo, principalmente se são profissionais do mesmo setor.

Separamos um Guia de Integração de Novos Colaboradores na Hotelaria, para você realizar o download gratuitamente.