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Como Elaborar o Orçamento Anual para o seu Hotel? Na Prática!

Orçamento anual para hotéis, pousadas e resorts é sem dúvida um dos planejamentos mais importantes, e que tem como objetivo a definição de todas as receitas, despesas e investimentos para o próximo ano.

Ter um orçamento anual para o seu hotel bem elaborado é fundamental para o crescimento e segurança do seu empreendimento.

Sabemos que um orçamento e planejamento é algo básico para a boa gestão de qualquer negócio, mas infelizmente muitos hoteleiros não desenham esses próximos para o seu negócio, por isso iremos ajudar da melhor forma.

O orçamento anual serve também como um orientador para todos os gerentes e supervisores, apresentando para a equipe mensalmente quais são as metas de faturamento e despesas, podendo assim estipular KPI’s e bonificações em caso de superação.

Para desenvolver um orçamento realista e executável para o seu hotel, deve seguir pelo menos os 4 critérios fundamentais que adotamos para nossos clientes, claro que de hotel para hotel podem ser ajustados e adicionados, depende da estrutura e peculiaridade de cada hotel.

Critérios fundamentais para elaborar um bom orçamento para o seu hotel

  1. Histórico – se o seu hotel possui números dos últimos três anos, ou pelo menos do último ano, use esses números como base para desenhar melhorias e crescimento, como, por exemplo: aumentar em 10% o faturamento, baixar 5% as despesas de energia, etc.
  2. Mercado (cesta competitiva) – sabemos que podemos criar as melhores estratégias de marketing, posicionamento ou comercial para nosso hotel, mas é o Mercado que valida se estamos no caminho certo. Portanto, será necessário avaliar os fatores externos e seus concorrentes, aqui sugerimos fazer uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) de pelo menos 5 principais concorrentes. Com o resultado, você poderá verificar se precisa melhorar em algum aspecto, lançar alguma novidade ou ajustar sua operação hoteleira.
  3. Projeção de Custos – aqui precisa ser claro o que são custos fixos e variáveis, também a projeção do IGP-M e do dissídio. É fundamental separar os gastos que fazem parte da operação hoteleira e aqueles que devem ser lançados no Fundo de Reserva, e para isso, faz-se necessário um estudo à parte dos gastos.
  4. Projeção de Receitas – por último, não menos importante, projetar o desempenho da ocupação e diária média é necessário, primeiramente entender o mercado onde o hotel está localizado, analisar as perspectivas econômicas e políticas da cidade e/ou região, bem como às expectativas dos principais geradores de demanda para o seu destino. Realizar um levantamento de eventos visando projetar a sazonalidade, criar estratégias de marketing, analisando as estratégias que deram certo e as que não foram produtivas, entre outras ações.

Analisar todos os KPI's é extremamente importante para desenhar novas estratégias

Compreendemos que durante a elaboração do orçamento anual do seu hotel, sempre imaginamos nas reduções de despesas, sem perder a qualidade e entrega na operação hoteleira. Por isso, algumas despesas devem ter atenções especiais:

  1. Colaboradores e Terceirizados – 15 a 25% do faturamento (pode oscilar, conforme o estilo e serviços que o seu hotel oferece)
  2. Marketing – é normalmente estipulado o investimento entre 3% a 5% do faturamento
  3. Alimentos & Bebidas – em muitos hotéis esse é o vilão das despesas, pois, nem sempre o hotel suporta profissionais como Gerente de A&B, nutricionista e profissionais qualificados para estar diariamente na operação, controlando os desperdícios e mensurando os resultados. Esse custo pode variar entre 25% a 30% da receita.

Aqui pontuamos alguns exemplos de despesas operacionais mais comuns na hotelaria brasileira, não chegamos a aprofundar em outra despesa que são as comissões de parceiros, agências e OTA’s que em determinados hotéis podem chegar até 30% do faturamento, caso o empreendimento não tenha uma estratégia de marketing digital, central de reservas e ações comerciais que ajudam a conversão de reservas diretas.

Se você está em busca de crescer suas vendas, aumentando a lucratividade e reduzir os custos do seu hotel, fale com um dos nossos especialistas.

6 pontos positivos da hotelaria no país

  1. Hotelaria urbana acelera e rompe ocupação pré-pandemia. Nos últimos meses, ocupação superou em 6% os valores de 2019.
  2. Diárias reais andaram de lado, mas sinalizam crescimento. Últimos meses ficaram 7% abaixo de 2019, mas diárias públicas futuras crescem até 20%.
  3. Nos resorts, receita real cresceu 30% no 1º semestre. Em média, a ocupação cresceu 10% e a diária 20%, em comparação com o mesmo período de 2019.
  4. Lazer desacelera, mas saldo de demanda é positivo. Normalização do mercado traz diminuição de pressão de demanda, mas ante 2019 o volume segue maior.
  5. Eventos retomam e o 2º semestre está aquecido. Resorts regionais sinalizam o melhor 2º semestre histórico em eventos. Tendência é de ótimos resultados.
  6. Luxo decola no Brasil. Atingimos os melhores resultados históricos do país, desaceleramos com a abertura das fronteiras, mas seguimos aquecidos.

6 pontos de atenção para mantermos em alerta

  1. Virtualização das reuniões pode substituir uma parte das viagens. Em grandes destinos urbanos, risco parece mais alto para encontros curtos.

  2. Com inflação em alta, controle de custo segue fundamental. Ganhamos eficiência em processos durante a pandemia e não é a hora de “afrouxar a corda”.

  3. Aumento das passagens aéreas preocupa gestores. No mercado de lazer, produtos regionais, com acesso rodoviário, devem ser beneficiados e seguirão em alta.

  4. Com economia frágil, é preciso romper o crescimento orgânico. PIB lateralizado e juros altos devem limitar a capacidade de geração de nova demanda no país.

  5. Novos modelos hoteleiros crescem no país. Multipropriedades e short-term rental seguem em estruturação e prometem dinamizar o ambiente competitivo hoteleiro.

  6. Sem investir em tecnologia, ganhos de eficiência serão limitados. CEOs apontam investimentos em tecnologia entre as prioridades para o próximo ano.