Quando desenvolvemos um site para hotel, elaboramos uma engenharia e utilizamos diversas ferramentas no processo, mas, um dos passos mais importantes na criação do site para o seu hotel é sem dúvidas a Otimização SEO.
Ter um site para hotel, com uma otimização bem desenvolvida é algo essencial para o posicionamento do seu hotel no Google e nos demais sites de busca. Antes de aprofundarmos neste tema, vamos esclarecer para você, o que é exatamente esta otimização.
A estratégia de SEO é a sua maior ferramenta para conquistar novos hóspedes sem gastar muito em anúncios no Google e nas redes sociais.
Emanuel Lopes
SEO (Search Engine Optimization) se trata da Otimização para Mecanismos de Buscas que é feita em seu site. É um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de posicionar suas páginas entre os melhores resultados de pesquisa.
Ele é utilizado por um motivo bem simples: 75% das pessoas não passam da primeira página do Google. Indo além, os 5 primeiros resultados orgânicos da primeira página do Google concentram 67,6% do total dos cliques na página.
De modo simples, o SEO é sua ferramenta para se posicionar no topo do Google e angariar mais visitas orgânicas. Afinal, um site otimizado para SEO atende aos fatores de ranqueamento no Google.
CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Conversão. A estratégia consiste em um conjunto de práticas que aumentam as conversões de determinado site, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem sem, necessariamente, atrair mais visitantes.
Além do conceito de conversão em si, outra ideia a ser dominada por quem tem interesse em CRO é a taxa de conversão.
Entender qual sua taxa de conversão é importante para conhecer o quão eficiente são suas páginas e para acompanhar os resultados da empresa de forma geral.
Para ilustrar, vamos a um exemplo de cálculo da taxa de conversão de visitantes do site em Leads. O objetivo é captar o contato de quem navega no site e entender quem são essas pessoas, para nutri-las posteriormente.
Digamos que o site do seu hotel teve um volume de 20.000 acessos e teve, 698 reservas realizadas. Qual a taxa de conversão?
A taxa de conversão pode ser calculada em todas as etapas do funil de vendas: do topo para o meio, do meio para o fundo, etc. Assim, dá para ter um diagnóstico de onde está o gargalo, o ponto fraco da estratégia que precisa ser otimizado.
Criar uma boa estrutura de diagramação e layout para o site é parte importante da estratégia de marketing hoteleiro.
Importante e muito das vezes, decisiva, vale dizer.
Ou você tem o hábito de voltar a um site confuso, que não faz bom uso das cores, imagens e outros elementos, prejudicando a sua experiência como usuário?
Temos certeza que não.
O mesmo acontece com aqueles que visita o site do seu hotel.
Então, o cuidado visual que iremos dedicar no desenvolvimento do site do seu hotel será decisivo para atrair novos hóspedes e fidelizar os seus hóspedes habitue.
Também vale lembrar que iremos desenvolver um site, não somente com um conceito visual agradável, mas também, adaptado a todos os dispositivos que o seu hóspede poderá utilizar: notebook, celulares, tablet e até TVs.