A Receita por Quarto Disponível, ou RevPAR, é considerada a razão mais crucial comumente usada para medir o desempenho financeiro na indústria da hospitalidade. A métrica é uma função tanto das tarifas das salas quanto da ocupação.
De fato, fornece uma visão útil de quão bem uma empresa está preenchendo seus quartos e quanto pode cobrar. Existem duas maneiras de calcular o RevPAR; a primeira fórmula é:
Alternativamente, a mesma figura pode ser calculada da seguinte forma:
Vale destacar a diferença no cálculo de ADR e RevPAR, já que os gerentes gerais de hotéis ajustam sua medida de RevPAR colocando parte de seu inventário de quartos fora de serviço para aumentar o índice de RevPAR.
Poucas redes de hotéis proíbem o uso da função “fora de serviço” a menos que haja autorização da sede para evitar uma figura enganosa do RevPAR; ADR é calculado pegando a receita total bruta do quarto e dividindo pelo número de quartos ocupados, enquanto o RevPAR é calculado pegando a receita total bruta do quarto e dividindo pelo total de noites de quarto disponíveis (menos quartos fora de serviço).
RevPAR identifica como um hotel combina duas estratégias: maximizar quartos vendidos e maximizar a taxa média do quarto para maximizar a receita total do quarto.
Se a estratégia de venda de um hotel se concentra apenas em uma dessas medidas, pode perder oportunidades significativas para maximizar a receita total do quarto com a outra medida.
O RevPAR exige que um hotel seja avaliado por sua capacidade de gerenciar e maximizar tanto as taxas quanto as medidas de ocupação. Portanto, é útil porque fornece tendências de mercado que podem ser usadas para extrapolar o desempenho futuro.
Apesar da importância do RevPAR, demonstrada nas operações diárias dos hotéis, no conjunto competitivo (STR*) como uma informação de comparação de desempenho comumente usada, em relatórios anuais, na preparação de orçamentos operacionais anuais e em discussões de previsões, as armadilhas inerentes a esse indicador de desempenho o tornam uma representação pobre para o setor de hospitalidade complexo.
De fato, profissionais e acadêmicos expressaram o perigo de uma dependência excessiva do RevPAR, pois ele mede apenas a geração total de receita do quarto, enquanto ignora as receitas obtidas em outras áreas do hotel, como restaurantes, vendas de produtos e serviços no quarto, lojas de presentes, custos operacionais da propriedade e outros fatores que podem afetar diretamente os lucros demonstrados no demonstrativo de resultados do hotel.
Assim, eles defendem o conceito de GOPPAR / ProfPAR, que reflete o lucro operacional total subjacente de um hotel.
*STR significa Smith Travel Research. Hotéis inscritos na STR compartilham seus dados de desempenho, como ocupação, ADR (tarifa média diária) e RevPAR. A STR usa esses dados para desenvolver índices para as medidas mencionadas acima, a fim de comparar o desempenho dos hotéis inscritos com seus respectivos conjuntos competitivos.
ProfPAR (lucro por quarto disponível) ou GOPPAR (lucro operacional bruto por quarto disponível) fornecem uma imagem mais clara do desempenho operacional de um hotel e do resultado final que não é revelado no RevPAR.
GOPPAR ajuda os hoteleiros a analisar os resultados de medidas de redução de custos, quão bem a operação as sustenta ao longo do tempo mesmo quando as condições de mercado melhoram e como essas medidas afetam os resultados da propriedade.
Do ponto de vista da propriedade, o GOPPAR / ProfPAR considera o crescimento das vendas e as competências de gestão no controle dos custos/despesas operacionais. Mostra aos proprietários qual é o valor de seu ativo a qualquer momento e permite que tomem decisões equilibradas sobre reformas, gastos de capital, fechamentos e outros.
Assim, o GOPPAR / ProfPAR explica a capacidade da gestão de gerar receita e lucro suficientes para que os proprietários atinjam seu ROI (retorno sobre investimento). Um hotel é realmente dois ativos em um; um ativo imobiliário e um negócio lucrativo em operação.
No nível do hotel, o GOPPAR / ProfPAR são cruciais para muitos departamentos; gerentes de receita precisam olhar para essa figura para tomar decisões melhores, mais inteligentes e mais lucrativas; governantas executivas devem saber como suas funções impactam essa figura; o controlador financeiro precisa conhecer a tendência do GOPPAR para fornecer a melhor avaliação do que torna ou não torna a propriedade valiosa.