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RevPAR, GOPPAR, ProfPAR: Qual métrica devo analisar?

Todos já ouviram falar do RevPAR e de sua importância para a indústria hoteleira, mas ainda é a ferramenta de medição preeminente para avaliar o desempenho financeiro dos hotéis?

RevPAR, GOPPAR, ProfPAR- Qual a melhor métrica

De Volta ao Básico - Como o RevPAR é Calculado?

A Receita por Quarto Disponível, ou RevPAR, é considerada a razão mais crucial comumente usada para medir o desempenho financeiro na indústria da hospitalidade. A métrica é uma função tanto das tarifas das salas quanto da ocupação.

De fato, fornece uma visão útil de quão bem uma empresa está preenchendo seus quartos e quanto pode cobrar. Existem duas maneiras de calcular o RevPAR; a primeira fórmula é:

Receita Total do Quarto em um Período Específico, Líquida de Descontos, Impostos sobre Vendas e Refeições

Número de Quartos Disponíveis no Mesmo Período

Alternativamente, a mesma figura pode ser calculada da seguinte forma:

Taxa Média Diária do Quarto (ADR) x Taxa de Ocupação

Vale destacar a diferença no cálculo de ADR e RevPAR, já que os gerentes gerais de hotéis ajustam sua medida de RevPAR colocando parte de seu inventário de quartos fora de serviço para aumentar o índice de RevPAR.

Poucas redes de hotéis proíbem o uso da função “fora de serviço” a menos que haja autorização da sede para evitar uma figura enganosa do RevPAR; ADR é calculado pegando a receita total bruta do quarto e dividindo pelo número de quartos ocupados, enquanto o RevPAR é calculado pegando a receita total bruta do quarto e dividindo pelo total de noites de quarto disponíveis (menos quartos fora de serviço).

RevPAR identifica como um hotel combina duas estratégias: maximizar quartos vendidos e maximizar a taxa média do quarto para maximizar a receita total do quarto.

Se a estratégia de venda de um hotel se concentra apenas em uma dessas medidas, pode perder oportunidades significativas para maximizar a receita total do quarto com a outra medida.

O RevPAR exige que um hotel seja avaliado por sua capacidade de gerenciar e maximizar tanto as taxas quanto as medidas de ocupação. Portanto, é útil porque fornece tendências de mercado que podem ser usadas para extrapolar o desempenho futuro.

As Armadilhas de uma Dependência Excessiva do RevPAR

Apesar da importância do RevPAR, demonstrada nas operações diárias dos hotéis, no conjunto competitivo (STR*) como uma informação de comparação de desempenho comumente usada, em relatórios anuais, na preparação de orçamentos operacionais anuais e em discussões de previsões, as armadilhas inerentes a esse indicador de desempenho o tornam uma representação pobre para o setor de hospitalidade complexo.

De fato, profissionais e acadêmicos expressaram o perigo de uma dependência excessiva do RevPAR, pois ele mede apenas a geração total de receita do quarto, enquanto ignora as receitas obtidas em outras áreas do hotel, como restaurantes, vendas de produtos e serviços no quarto, lojas de presentes, custos operacionais da propriedade e outros fatores que podem afetar diretamente os lucros demonstrados no demonstrativo de resultados do hotel.

Assim, eles defendem o conceito de GOPPAR / ProfPAR, que reflete o lucro operacional total subjacente de um hotel.

*STR significa Smith Travel Research. Hotéis inscritos na STR compartilham seus dados de desempenho, como ocupação, ADR (tarifa média diária) e RevPAR. A STR usa esses dados para desenvolver índices para as medidas mencionadas acima, a fim de comparar o desempenho dos hotéis inscritos com seus respectivos conjuntos competitivos.

ProfPAR e GOPPAR Oferecem uma Imagem Mais Clara

ProfPAR (lucro por quarto disponível) ou GOPPAR (lucro operacional bruto por quarto disponível) fornecem uma imagem mais clara do desempenho operacional de um hotel e do resultado final que não é revelado no RevPAR.

GOPPAR ajuda os hoteleiros a analisar os resultados de medidas de redução de custos, quão bem a operação as sustenta ao longo do tempo mesmo quando as condições de mercado melhoram e como essas medidas afetam os resultados da propriedade.

Assim, o GOPPAR é um indicador mais preciso da eficácia de uma operação.

Do ponto de vista da propriedade, o GOPPAR / ProfPAR considera o crescimento das vendas e as competências de gestão no controle dos custos/despesas operacionais. Mostra aos proprietários qual é o valor de seu ativo a qualquer momento e permite que tomem decisões equilibradas sobre reformas, gastos de capital, fechamentos e outros.

Assim, o GOPPAR / ProfPAR explica a capacidade da gestão de gerar receita e lucro suficientes para que os proprietários atinjam seu ROI (retorno sobre investimento). Um hotel é realmente dois ativos em um; um ativo imobiliário e um negócio lucrativo em operação.

Portanto, o GOPPAR / ProfPAR se torna uma maneira de avaliar o verdadeiro desempenho comercial de um hotel.

No nível do hotel, o GOPPAR / ProfPAR são cruciais para muitos departamentos; gerentes de receita precisam olhar para essa figura para tomar decisões melhores, mais inteligentes e mais lucrativas; governantas executivas devem saber como suas funções impactam essa figura; o controlador financeiro precisa conhecer a tendência do GOPPAR para fornecer a melhor avaliação do que torna ou não torna a propriedade valiosa.