Storytelling pode parecer uma expressão muito diferente, mas saiba que ela remete a algo que faz parte da vida de todo mundo. Em inglês, “tell” significa narrar ou contar; e “story”, história. Então, storytelling nada mais é do que a boa e velha técnica de contar histórias!
Essa técnica é utilizada na literatura, no cinema, no teatro e também nas casas de muitas pessoas – quem aí tem avós ou pais que são verdadeiros contadores de história?
Mais recentemente, o storytelling passou também a ser utilizado como ferramenta de marketing, pois possui alto poder de engajamento. Uma história tem o poder de chamar a atenção do público, fazendo com que ele se aproxime da marca.
O seu hotel ou pousada também pode – e deve – se utilizar dessa técnica para atrair a atenção de seus clientes e fortalecer o relacionamento com os hóspedes.
Sabe aquela expressão “Minha vida daria um filme?”. Então, o dia a dia do seu estabelecimento também pode render boas histórias!
Sabendo disso, listamos a seguir algumas sugestões de como utilizar o storytelling para divulgar o seu negócio. Acompanhe, reflita sobre essa possibilidade, planeje a execução dessa ideia e depois veja os resultados surgirem. Você não vai se arrepender!
Quando contamos nossa história a alguém, estamos criando uma conexão com essa pessoa, revelando-lhe de onde viemos, qual nossa origem. Da mesma forma, ao contar a história do seu hotel ou pousada, você estará fortalecendo os laços entre sua marca e seu público.
Portanto, preocupe-se em contar (pessoalmente e também em suas ações de comunicação e marketing) como o hotel surgiu, quem foram seus fundadores, como ele se desenvolveu ao longo do tempo, etc.
Isso vai fazer com que o cliente conheça melhor o seu negócio e sinta-se mais à vontade em se hospedar aí. Confiança é a base de tudo!
Saber o que outros hóspedes já viveram no seu hotel ou pousada também pode ser um fator decisivo na escolha do seu público. Você não precisa necessariamente pedir para os próprios hóspedes contarem a história.
Pode fazer, por exemplo, uma encenação em vídeo, com atores, preservando a identidade dos clientes.
Um pedido de casamento, uma lua de mel inesquecível, um fim de semana com a família – todas essas histórias conseguem encantar seu público e atrair muitos hóspedes querendo construir memórias parecidas.
A história da região onde o seu hotel está localizado também pode ser muito interessante para chamar a atenção do público. Contar a história da cidade, do bairro, das pessoas que fazem parte do município mostra que sua marca valoriza a tradição e a vida local.
Dessa forma, as pessoas se sentirão atraídas pelas histórias da região e irão querer se hospedar em um hotel ou pousada que preze pelos costumes locais. Essa ação vai encantar aqueles hóspedes que gostam vivenciar o dia a dia do lugar que estão visitando.
Se você gostou das ideias citadas acima, mas não sabe como colocá-las em prática, siga as dicas a seguir:
Então, empolgado para contar as histórias de seu hotel ou pousada? Apostamos que muito do que você, seus profissionais e seus hóspedes vivenciam no dia a dia poderia render boas narrativas.