Você sabe o que é Procedimento Operacional Padrão? Essa ferramenta é uma excelente aliada na rotina dos hotéis. O POP nada mais é do que um documento que ajuda na padronização das atividades, como limpeza, manutenção e organização de equipamentos. Além disso, ele alinha a comunicação entre os colaboradores.
Dentro desse contexto de pandemia, o Procedimento Operacional Padrão é um controle que ganhou ainda mais relevância na hotelaria. Pois, além da gestão de processos tradicionais, como rotinas de limpeza e organização de equipamentos, hoje, o setor deve estar em constante adaptação aos novos procedimentos de segurança sanitária.
Com o POP, é possível controlar os processos de gestão hoteleira para que seu negócio continue a produzir resultados satisfatórios. Para entender como elaborar um POP de forma eficiente, é preciso saber que realmente se trata essa estratégia.
O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um conjunto de informações documentadas com o objetivo de padronizar e otimizar atividades, departamentos ou rotinas de trabalho.
Os POP’s apresentam instruções pragmáticas, baseadas em estudos e pesquisas, de modo a garantir melhor produtividade e menos desperdício de recursos.
Um grande diferencial na estruturação de um POP no hotel é que toda equipe esteja alinhada. Conhecer as legislações e manter a equipe com o documento, seja impresso ou em um tablet, notebook é importante para que todos tenham objetivos claros.
Camareira organiza material de limpeza para arrumação de quarto de hotel.
Modelos de POPs para download: Restaurante, Governança, Recepção, Central de Reservas, Checklist para o Jantar e Café da Manhã.
Qualquer procedimento pode, e deve, ter um POP. Veja alguns benefícios que justificam essa prática.
Um dos exemplos mais comuns de POP são os manuais de instruções de equipamentos. Tal manual evita danos às máquinas e o principal: acidentes de trabalho.
Os manuais de uso de equipamentos mostram funcionalidades e orientam sobre o uso e as configurações, entre outros detalhes. Com isso, qualquer profissional com permissão para operar o equipamento tem condições de manuseá-la, com o auxílio do manual.
O uso do POP para higienização se torna rotina para os colaboradores que realizarão tarefas desse tipo. A descrição contempla cada procedimento a ser feito, de acordo com o serviço. Dessa forma, a rotina de limpeza pode obter uma padronização na execução das tarefas de higienização do hotel.
O gestor ainda deve citar a frequência de execução de cada um dos procedimentos. É importante que também esteja contemplada a elaboração de uma escala para que os funcionários consultem o sistema de etapas das higienizações e garantam a frequência da realização da atividade, sem interrupções.
Os materiais necessários para as atividades também devem ser citados no POP, como rodo, esponja, balde, esfregaço, mangueira, entre outros.
A rotatividade dos colaboradores implica o compartilhamento de ambientes e acessórios entre pessoas com práticas, comportamentos e costumes distintos. No cenário atual, tal atitude é vista com ainda mais atenção e preocupação.
Por isso, ações de compartilhamento de qualquer objeto ou ambiente do hotel devem estar condizentes com as medidas propostas por procedimentos padrões.
Os POPs podem ser criados para estabelecer regras sobre a manutenção da arrumação das instalações do hotel. Além disso, tal procedimento é essencial no manuseio e armazenamento de utensílios e equipamentos.
Agora que você já sabe o conceito e a importância do POP, conheça o passo a passo de como fazer um POP online e implementá-lo no seu hotel.
Modelos de POPs para download: Restaurante, Governança, Recepção, Central de Reservas, Checklist para o Jantar e Café da Manhã.
Inspirar-se na estrutura de outros POPs é válido, mas é essencial observar as particularidades dos processos do seu próprio estabelecimento.
A qual cargo ou setor são destinadas às orientações?
A equipe de limpeza representa uma parte importante da experiência do hóspede. Quando os hóspedes fazem uma avaliação da sua estadia no hotel, a limpeza do quarto e das áreas comuns do hotel é mencionada e destacada como o principal fator de definição da pontuação das avaliações dos hóspedes.
Como resultado da pandemia COVID-19, os hóspedes estão mais atentos à limpeza do que nunca. Portanto, é crucial melhorar os padrões e procedimentos de limpeza do hotel para garantir a segurança e a saúde de seus hóspedes, mantendo-se atualizado com os padrões da indústria.
Para ajudar você a manter os padrões mais atuais da indústria em limpeza e governança, preparamos um modelo de Manual de Procedimentos para Governança, disponível para download.
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