O controle financeiro de um hotel pode ser entendido como um conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, controle do capital do negócio.
Esse procedimento está preocupado com as políticas e procedimentos enquadrados por uma organização para gerenciar e relatar transações que acontecem.
Ter o conhecimento e controle do dinheiro que entra e sai do seu hotel são necessários para que o sucesso do estabelecimento seja possível.
Para que esse procedimento seja presente no seu hotel são necessários alguns cuidados, listamos abaixo.
O planejamento financeiro de um hotel é uma ferramenta indispensável para quem deseja atuar de maneira estratégica. É muito importante que, antes de separar a calculadora e abrir uma planilha no computador, você compreenda o cenário atual do seu hotel.
Avalie os caminhos que podem ser adotados e liste o que será necessário para alcançar seus objetivos — inclusive os recursos financeiros. É a partir disso que você determinará a base para o crescimento saudável do hotel.
Suas receitas e despesas serão geridas com maior eficácia, facilitando a análise dos gastos que podem ser reduzidos ou eliminados.
Dessa maneira, torna-se mais prático prever a saúde financeira do negócio nos próximos meses.
Abaixo um exemplo de orçamento anual idealizado pela nossa equipe, para chegarmos nos números de receita, primeiramente, realizamos pesquisas de mercado, cesta competitiva, análise SWOT e benchmarking.
Estudos que a Unity Hotelaria realiza através do Business Intelligence.
O primeiro e mais básico é administrar as entradas e saídas de recursos financeiros.
E não nos referimos apenas ao dinheiro que o cliente passa ao pagar seu consumo, mas sim o dinheiro relativo a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros.
Ter todo Registro de Operações da movimentação pode ser bastante trabalhoso, mas traz muito mais vantagens para o hotel, pois a gestão pode manejar melhor onde acontecem mais saídas e as entradas do dinheiro no hotel.
Busca se antecipar a uma emergência pode ser um diferencial que tem o potencial de salvar seu hotel de uma crise.
O fundo de emergência ou gerenciamento voltado à crise compreende em um conjunto de estratégias que envolvem a renegociação de prazos com clientes ou fornecedores, dívidas, problemas com funcionários, negativações, ou qualquer outra possível situação pode comprometer, ou abalar a estabilidade financeira do seu estabelecimento.
Não é comum que empresas pequenas ou que acabaram de nascer se preocupem com isso, pois estão mais preocupadas com a rentabilidade com do que com a própria sobrevivência.
Devido a isto muitas empresas morrem antes mesmo de completar seu primeiro ano. Definitivamente o fundo de emergência pode ser um ótimo investimento para a gestão do seu hotel.
É inegável que o manejo financeiro de um hotel é extremamente difícil. A movimentação das inúmeras variáveis financeiras envolvidas em um estabelecimento pode se tornar uma atividade complexa.
O controle financeiro de um hotel é uma atividade feita durante todo o ano e requer o apoio de relatórios e análises precisas.
Dessa forma um gestor pode não ter todo os conhecimentos necessários, para administrar esses procedimentos ou mesmo dispor o ter tempo necessário.
Visto que a atividade de controle financeiro para ser bem realizada necessita de conhecimento e dedicação recomenda-se a contratação de um profissional com experiência na área.
Claro que para a contratação de um profissional vai depender da disposição de recursos, entretanto, a realização dessa operação pode gerar um ótimo retorno para o seu hotel.
Como fazer um planejamento tributário? A melhor solução é contar com um serviço de contabilidade qualificado e especializado em atender pequenas empresas. Assim, é possível garantir que a diminuição da carga tributária seja feita dentro da lei e sem apresentar riscos ao seu negócio.
Cumprir as obrigações fiscais e tributárias do seu negócio pode ser mais simples do que você imagina. Para alcançar esse objetivo, você deve ter o apoio de contadores que sabem como fazer um bom planejamento tributário.
Afinal, essa ferramenta possibilita economizar na carga tributária e manter o crescimento da empresa, sempre dentro da lei.
Uma etapa importante (e que encontra-se dentro do planejamento financeiro) é a análise de investimentos.
Essa etapa é importante porque é o momento em que a gestão financeira considera o retorno de cada investimento que será feito. Isso porque a incerteza de investir no incerto pode causar grandes danos.
Portanto, é função da gestão financeira avaliar se a compra de uma nova máquina, ferramentas ou equipamentos é financeiramente vantajoso.