Como escolher um Channel Manager para o seu hotel?

Neste artigo, você vai aprender a escolher o Channel Manager ideal para o seu hotel.

Quer expandir os seus negócios, passar mais tempo com os hóspedes e menos tempo atualizando manualmente os quartos e as tarifas nos seus canais de distribuição?

Implementar um Channel Manager pode ser a solução. Neste artigo, você vai aprender a escolher o Channel Manager ideal para o seu hotel. Com um Channel, você pode gerenciar todos os seus canais de distribuição a partir de um único painel.

Isso significa que você pode atualizar as tarifas e a disponibilidade de quartos em todos os seus canais de uma só vez, poupando muito tempo. Além disso, um Channel também pode ajudar a aumentar as vendas do seu hotel: ele pode permitir que o seu hotel seja exibido em mais canais de distribuição.

Quando estiver escolhendo um Channel Manager, é importante escolher um que seja compatível com os canais de distribuição que você usa.

Além disso, certifique-se de que o Channel Manager que você escolher ofereça um painel de gerenciamento intuitivo e fácil de usar.

O que é um Channel Manager de hotéis?

Ao contrário de um sistema de reservas on-line (OTA), um Channel Manager não é um site de reservas. Em vez disso, ele funciona como uma ponte entre o sistema de gestão de hotéis e os OTAs. Isso significa que, se um hotel tem um Channel Manager, ele não precisa se preocupar em atualizar as informações de disponibilidade e tarifa em cada um dos seus sites de reserva.

Em vez disso, ele pode atualizar essas informações apenas no Channel Manager, que, por sua vez, atualizará automaticamente todos os seus canais de distribuição.

O seu hotel precisa de um Channel Manager?

O Channel Manager é uma ferramenta que simplifica o gerenciamento das reservas de hotel, permitindo que você se concentre nas tarefas que realmente importam. Ele funciona integrando todos os seus canais de venda em um único lugar, de modo que você possa facilmente gerenciar todas as suas reservas de um só lugar.

Além disso, o Channel Manager também fornece uma análise detalhada das suas vendas, o que lhe permite tomar decisões baseadas em dados para maximizar o seu lucro.

  1. Gastar menos tempo atualizando manualmente as tarifas e a disponibilidade em vários canais de distribuição.
  2. Reduzir o risco de overbooking graças às atualizações automáticas de inventário em tempo real.
  3. Maximizar a ocupação reduzindo o inventário desatualizado e o número de oportunidades de reserva perdidas.
  4. Manter o controle sobre os seus anúncios, as suas fotos e as suas políticas.
  5. Tomar melhores decisões de distribuição com um único painel para os relatórios de desempenho.

Qual o melhor Channel Manager para o seu hotel?

Nós recomendamos que você escolha um Channel Manager que ofereça sincronização bidirecional com o seu PMS. Dessa forma, você não precisa inserir os detalhes das reservas manualmente nos seus sistemas internos: eles são gerenciados automaticamente pelo Channel Manager.

Conexões com os seus canais de distribuição mais importantes

O Channel Manager é uma ferramenta importante para a gestão de canais de distribuição de hotelaria. Ele se conecta aos principais canais de reserva, como Expedia, Booking.com e TripAdvisor, para que você possa gerenciar suas reservas e disponibilidade de quartos de maneira eficiente. Também é compatível com os principais sistemas de gerenciamento de propriedades (PMS), facilitando a integração de dados e a comunicação entre os diferentes departamentos da sua propriedade.

Inventário agrupado

Com o inventário agrupado, você pode exibir todos os quartos disponíveis em todos os seus canais de distribuição ao mesmo tempo. Quando uma reserva é feita em qualquer um desses canais, o Channel Manager atualiza automaticamente todos os canais e comunica que aquele quarto não está mais disponível.

Investimento

Os Channel Managers oferecem diversos modelos de preço. Alguns são baseados em remuneração, enquanto outros cobram uma taxa mensal conforme o tamanho dos quartos. Com base no seu orçamento e nas suas necessidades, analise com atenção qual Channel Manager é o melhor para você.

Como sempre acontece, quanto mais você paga, mais recursos e serviços de qualidade vai você receber. Por isso, considere de forma realista quais sacrifícios você pode fazer se dispor de um orçamento limitado.

Suporte

Uma boa equipe de suporte é essencial para garantir que todos os problemas que você tenha sejam resolvidos o mais rápido possível. Descubra o nível de suporte que você vai receber e quaisquer custos extras antes de tomar a sua decisão.

Aqui estão algumas coisas que você deve considerar ao escolher um provedor de suporte:

  1. Nível de suporte: você vai receber suporte 24/7? Se não, quais são os horários de atendimento?
  2. Custos extras: você vai pagar por cada chamada de suporte ou existe um plano mensal?
  3. Métodos de suporte: você pode entrar em contato com a equipe de suporte por telefone, e-mail ou bate-papo ao vivo?
  4. Qualificações da equipe: a equipe de suporte é composta por profissionais qualificados e experientes? Certifique-se de considerar todos esses fatores antes de escolher um provedor de suporte.

Lembre-se, uma boa equipe de suporte é essencial para garantir que todos os seus problemas sejam resolvidos o mais rápido possível.

Estratégias Assertivas de Revenue Management para Hotéis

Para tomar decisões assertivas, que tragam crescimento para o negócio e fazer um bom Revenue Management é importante que o hoteleiro possua dados confiáveis e informações de tendências sobre o setor.

Alterar o tarifário conforme a sazonalidade do mercado já é um hábito dos hotéis. No entanto, o Revenue Management vai, além disso. O Revenue Management é uma ferramenta que auxilia o hoteleiro a maximizar a receita, através da otimização dos preços e disponibilidade de quartos, segundo a demanda.

Para isso, é importante que o hoteleiro esteja atento às tendências do mercado, para poder tomar decisões que maximizem o seu faturamento.

O que é Revenue Management?

Revenue Management, ou Gerenciamento de Receita, é uma prática que utiliza estrategicamente informações para identificar oportunidades de vendas nas demandas de consumo.

A metodologia surgiu porque o principal negócio do setor hoteleiro, a locação dos quartos, são perecíveis. Ou seja: um quarto que fica um dia sem estar comprado representa uma venda que nunca poderá ser feita novamente.

Não perder oportunidade de venda desse produto é o principal propósito dessa metodologia. O RM consiste em flutuar as tarifas dos quartos se baseando em análises e métricas provenientes de inteligência de dados, de forma que se aproveite o máximo possível as tendências e demandas do mercado.

A análise dos dados irá direcionar as ações do hoteleiro no com sua precificação, pensando em oferta e demanda, para maximizar a receita de seu hotel. Portanto, Revenue Management é, resumidamente, vender o quarto certo para o cliente certo, no momento certo e pelo preço ideal para ambas as partes. Essa metodologia não se aplica apenas ao setor hoteleiro.

Companhias aéreas, por exemplo, aplicam o método há muito mais tempo, desde que identificaram a característica de perecibilidade de seu o produto.

Quais são os benefícios do Revenue Management?

Compreender os hábitos de consumo das pessoas e quais são as tendências atuais é essencial para desenvolver estratégias de vendas eficazes e estabelecer preços competitivos.

Gerenciar bem esses aspectos, pode ser determinante para que o lucro de um hotel seja superior às suas despesas, em qualquer época do ano. Devido à natureza sazonal dos períodos, o RRP é útil em períodos de alta e baixa demanda.

Portanto, fazer essa análise de dados é relevante para todas as épocas do ano. Em alta demanda, auxilia o hoteleiro a aproveitar períodos como feriados e épocas de maior movimento do ano para negócios, auxiliando na definição de ações estratégicas que tragam singularidade às tarifas hoteleiras, de forma que se destaque entre as ofertas dos concorrentes.

Em baixa demanda, proporciona ao hoteleiro uma visão ampla das oportunidades de vendas do mercado, auxiliando o hotel na adoção de estratégias de vendas que atinjam os potenciais hóspedes desses períodos.

Como o Revenue Management funciona?

Para que o método funcione, você deve combinar diferentes dados de previsão para determinar o preço ideal para cada momento.

A metodologia pode ser usada em qualquer estabelecimento hoteleiro, independentemente do tamanho. Por isso, ela não é utilizada apenas por grandes hotéis. Por isso, vamos usar o exemplo de um estabelecimento de porte pequeno, com 12 apartamentos.

Digamos que esse hotel aplique uma tarifa média de R$ 220,00 por dia. Nesse caso, 100% de ocupação resulta em R$ 2.640,00 de receita diária, certo?

Mas, e se for possível subir esse valor para algo em torno de R$ 280,00? Note que bastariam 10 apartamentos, ou 84% de ocupação, para atingir a receita diária anterior.

E essa é a finalidade do RM: flutuar estrategicamente as tarifas, como no exemplo acima, de forma que a receita do hotel aumente.

Os principais pontos a se analisar são: 

  • Previsão de demanda para a época; 
  • Taxa de ocupação atual; 
  • Proximidade da data de reserva; 
  • Histórico do cliente; 
  • Taxas de cancelamento; 
  • Taxas de noshow; 
  • Desempenho de RevPAR; 
  • Desempenho do GopPAR; 
  • Acompanhamento de cesta competitiva. 

Tarifas Flexíveis vs. Tarifas Fixas

A metodologia deve ser aplicada com a combinação do uso de Tarifas Fixas e Flexíveis. O conjunto das Tarifas Fixas é composto por acordos comerciais e negociações específicas.

Já as Tarifas Flexíveis são o reflexo de flutuações tarifárias, seja para clientes B2B ou B2C. Essa estratégia de combinação dos dois tipos de tarifas é fundamental para garantir a continuidade de bons resultados nos índices de desempenho.

Utilizar uma estratégia apenas de Tarifas Fixas tem como principal perda de oportunidade o aumento na margem de contribuição da receita.

Já com o uso somente de tarifas flexíveis, a base de clientes fidelizados torna-se escassa, sendo assim, contribui abaixo de seu potencial para a receita gerada em momentos de sazonalidade.