As mídias sociais revelam-se uma alternativa em meio à pandemia, em especial o Instagram para hotel. Afinal, ter presença digital, e oferecer comunicação e suporte tecnológico aos clientes, são pontos importantes para gerar mais reservas.
Segundo uma pesquisa inédita feita pelo Sebrae em parceria com a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), o Instagram (61%) foi a segunda rede social mais utilizada para vendas do mercado de turismo durante a pandemia. Fica atrás apenas do Whatsapp (86%).
Se você está formulando sua estratégia de marketing hoteleiro para a retomada, este artigo destaca cinco principais vantagens do Instagram para hotel neste período. Saiba mais como ele funciona.
Com um sistema baseado em fotos e vídeos, o Instagram se mostra essencial para trabalhar a estratégia de marketing digital para hotéis. O aplicativo foi criado em 2018 e atualmente conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos.
A característica principal do aplicativo, focada em fotos e vídeos, torna o Instagram uma ferramenta poderosa para a indústria de viagens. É como se as imagens materializassem o desejo de viajar.
Por isso, um bom conteúdo pode aproximar do potencial viajante a experiência de um destino ou a vontade de se hospedar em um hotel.
O Instagram para hotel é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de sua propriedade, divulgar seus serviços, se relacionar com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas hoteleiras na pandemia e após ela.
Para saber mais como inspirar viajantes por meio dessa plataforma acesse o artigo: Como utilizar o Instagram para inspirar viajantes?
A seguir listamos 5 maneiras pelas quais o Instagram para hotel pode beneficiar suas vendas durante e após a pandemia. Explore algumas das dicas para promover seus negócios da forma mais eficiente possível.
Com a redução da demanda e a grande competitividade do mercado hoteleiro, a forma mais eficiente de diminuir o impacto nas vendas é aumentar o seu alcance. Por que o instagram para hotel pode te ajudar nisso?
Recentemente, o portal de notícias exame divulgou uma pesquisa em que Instagram foi apontado como o segundo aplicativo mais utilizado pelas pessoas durante a pandemia do novo coronavírus, com aderência igual a 88%.
Isso significa que ao estar presente nessa rede, seu hotel poderá alcançar o público-alvo de uma forma mais rápida, transmitindo a mensagem de maneira eficiente e relevante. Possibilita também ao consumidor, a conveniência e a facilidade na hora da aquisição do serviço. Assim, o seu serviço chegará aos consumidores certos, no momento certo e com o preço adequado.
Você conhece aquele dito popular “uma imagem vale mais que mil palavras?” Essa expressão tem tudo a ver com o Instagram, pois se trata de uma rede altamente visual.
É justamente o caráter exclusivo desse aplicativo que pode ajudar o seu hotel a transmitir ainda mais tranquilidade e segurança para o seu cliente querer hospedar em sua propriedade neste período.
Portanto, mais do que escrever, você pode divulgar fotos no instagram do seu hotel que garantam que seu estabelecimento está de acordo com as normas sanitárias e sua equipe está tomando todas medidas necessárias para que ele possa fazer uma hospedagem segura.
O Instagram para hotel trouxe uma funcionalidade importante para os negócios: o Instagram Ads. Esse mecanismo se assemelha ao Facebook Ads e permite a segmentação de público. Com isso, você conseguirá determinar para qual perfil de pessoas serão exibidas as suas postagens.
Uma segmentação bem feita tem o poder de aumentar o número de seguidores e fazer com que seu hotel chegue a quem realmente importa.
Embora seja uma plataforma mundial, o Instagram apoia pequenas empreendimentos locais, permitindo que você segmente seus anúncios para uma localidade geográfica específica.
Com isso será possível direcionar seu negócio à audiência correta, demonstrar proximidade para os leads e clientes e oferecer as informações fundamentais para que seu público perceba a qualidade e autoridade da sua propriedade.
O Instagram Insights funciona de forma semelhante ao Google Analytics, fazendo com que gestores tenham acessos a diversas métricas que ajudarão a entender melhor o seu público e a desenvolver estratégias mais eficientes.
Além disso, o Instagram Insights é um recurso bastante acessível. Com ele, é possível ter contato com as seguintes métricas:
É possível ver essas métricas relacionadas a todas as publicações ou por postagens específicas.
A criação de um perfil no Instagram para hotel é bastante simples. Para isso, é necessário contar com uma fan page do hotel no Facebook conectada a uma conta do Instagram.
Feito isso, você terá que escolher o mecanismo de contato que utilizará: e-mail, telefone ou mensagem. Junto a esse botão de comunicação, também constará o endereço do seu hotel, o que facilita o relacionamento com os consumidores.
É importante destacar que, para migrar o seu perfil para uma conta comercial, é necessário tornar público o seu feed. Afinal, desenvolver uma página restrita retira qualquer característica comercial e impede que mais pessoas tenham contato com o seu hotel.